Santa Lídia


Nome: Santa Lídia

Nascido em: Tiatira

Protetor: Tintureiros

Biografia: Lídia nasceu na cidade asiática de Tiatira e é considerada a primícia do Cristianismo da Europa. Era uma prosélita da religião hebraica em Filipos, na Macedônia.

Entre os anos 50 e 53, os apóstolos Paulo, Silas, Timóteo e Lucas foram a Filipos como missionários. Esperaram o sábado para irem à procura de correligionários hebreus que provavelmente se reuniriam para ler a Escritura. Foi quando encontraram Lídia, uma negociante de púrpura, em meio a um grupo de mulheres. Ouviu com tal adoração as palavras de Paulo, que logo usou seus dotes de comerciante, fazendo com que não só ela, como seus familiares pedissem o batismo.Logo os apóstolos foram abrigados na própria casa de Lídia, considerada a primeira igreja na Europa.

Lídia, rica comerciante, logo abandonou a profissão e foi recolher-se na “prosêuca” (lugar de oração) com outras mulheres. São poucos os dados a respeito dos cultos a Lídia, mas os poucos que temos indicam seus evidentes sinais de santidade na sua pronta resposta à graça.

Orações: Senhor, hoje eu quero Vos entregar minha casa e minha família. Que eu seja a Vossa Luz entre as que ainda não crêem; o Evangelho vivo entre os que não o lêem; e saiba levar a fé aos que estão sem esperança. Por intercessão de Santa Lídia, que por amor a Cristo abrigou os apóstolos em sua casa, possa eu também consagrar meu lar ao Senhor Jesus e transformá-lo em uma pequena Igreja doméstica. Amém. Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós.

 

Volta