Santa Brígida


Nome: Santa Brígida

Nascido em: Finstad, Suécia, 1303

Padroeiro: Suécia

Protetor: Freiras

Biografia: Nascida em Finstad, perto de Upsala, na Suécia, em 1303, esta santa é contemporânea de Santa Catarina de Sena, tendo em comum a singularidade de uma personalidade carismática, pacífica e mística.

Casada com menos de dezoito anos com o nobre Ulf Gudmarsson, teve oito filhos . Sua formação cristã rígida desde pequena já incentivava a sua inclinação à religião.

Em uma das peregrinações que fazia com seu marido, ao visitar o célebre Santuário de Compostela , o seu marido, muito devoto, decidiu ficar em um mosteiro próximo ao santuário onde, inclusive, já estava um de seus filhos, dedicando-se à vida religiosa. Brígida segue o exemplo e também abraça a ordem monástica .

Nessa nova ordem, ela põe em prática o seu sonho de construir um mosteiro duplo: nele viveriam homens e mulheres em plena comunhão com Deus. Localizado em Vadstena, o mosteiro recebeu o apoio do rei da Suécia .

A Ordem foi aprovada pelo papa Urbano V e após a morte de Santa Brígida, passou a ser dirigida por sua própria filha, santa Catarina. Brígida da Suécia foi canonizada em 1391, dezoito anos após sua morte.

Orações: Bendito sejais, ó Deus, que concedestes a Santa Brígida a graça da firmeza da fé e das grandes iniciativas apostólicas. Dai-me ser sempre diligente e pronto para as grandes tarefas de apostolado e testemunho. Por Cristo Jesus, amém.

Santa Brígida, rogai por nós.

Maria, Mãe do Bom Conselho, rogai por nós.

 

Volta