São Camilo de Léllis


Nome: São Camilo de Léllis

Nascido em: Bucchianico de Chieti

Protetor: Enfermeiros

Biografia: Nasceu em Bucchianico de Chieti e durante toda a vida teria que suportar o incômodo causado por um tumor no pé. Várias vezes hospitalizado, foi obrigado a trabalhar para pagar o tratamento.

O vício do jogo era também mais uma tortura: foi numa partida que perdeu tudo, ficando somente com a roupa do corpo. Sem dinheiro nem abrigo, teve que se colocar a serviço dos capuchinhos. Tomava conta dos cavalos do mosteiro.

Nessa ocasião foi atingido pela graça divina e decidiu entrar para a ordem dos franciscanos. Mas foi recusado pelos irmãos franciscanos devido à úlcera nos pés.

Camilo partiu para Roma e dedicou-se ao serviço dos enfermos mas diante da situação precária do hospital onde trabalhava, decidiu fundar a sua própria casa para dar assistência aos peregrinos enfermos, batizando-a com o nome de Congregação dos Ministros: além da cura corporal, dava conforto espiritual.

Foi ordenado sacerdote apenas dois anos depois. Durante vinte anos permaneceu firme no comando de suas funções, até que, em 1607, renunciou ao seu cargo de superior geral. Morreu em Roma, a 14 de julho de 1614.

Orações: Pai de Misericórdia, dai-me um coração semelhante ao de São Camilo, para que eu seja capaz de amparar os doentes em suas necessidades físicas e espirituais.

Amém.

São Camilo, rogai por nós.

Maria, Saúde dos Enfermos, rogai por nós.

 

Volta