Santo Antônio


Nome: Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo

Nascido em: Lisboa, Portugal, 1195

Padroeiro: Portugal

Males: Objetos perdidos

Biografia: Antônio, cujo nome de batismo é Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, nasceu em Lisboa em 1195. Aos 15 anos entrou no Colégio dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, onde adquiriu e aprofundou conhecimentos de teologia, filosofia e ciências.

Em 1220 entrou na Ordem Franciscana com o nome de Antônio Oliveira partindo logo depois para o Marrocos. Acometido por uma doença durante a viagem teve frustrados seus planos de missionário. Na volta do Marrocos um acidente arrastou sua embarcação para as costas sicilianas. Morou alguns meses em Messina, no convento dos franciscanos, até que seu superior o levou a Assis onde conheceu pessoalmente "o trovador de Deus", Francisco de Assis. Viveu a vida eremítica num convento perto de Forlí onde foi incumbido das funções de cozinheiro. Frei Antônio viveu na obscuridade até que, percebendo seus dons de pregador, os superiores enviaram-no a pregar pela Itália e França. Anônio passou a ter morada fixa num convento de Arcella, de onde saia para pregar aonde quer que dele precisassem. Percorreu toda a Europa combatendo as heresias de sua época. Morreu em Arcella no ano de 1231. O "santo" , como era chamado em Pádua, foi canonizado um ano após sua morte, apoiado por uma crescente popularidade.

Santo Antônio é doutor da Igreja e padroeiro de Portugal . Foi um dos pregadores itinerantes mais conhecido do século XIII e São Francisco o chamava de "meu bispo". Sua popularidade chegou ao Brasil via colonização portuguesa, mais precisamente por influência dos frades franciscanos.A popularidade de Santo Antônio advém também do fato de ele ser considerado pela tradição um santo casamenteiro.

Orações: 1. Oração para os namorados

Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.

2. Oração para obtenção de graças


Glorioso Santo Antônio, que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me deste mesmo Jesus a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça).
Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os pecados de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.

 

Volta