São Marcos


Nome: São Marcos

Padroeiro: Egito

Protetor: Tabelião, Vidraceiros

Biografia: Marcos, ou João Marcos, era filho de Maria e vivia em Jerusalém. Era primo de Barnabé, conforme os relatos bíblicos (Colossenses 4,10b). Este seria hebreu por origem, nascido provavelmente fora da Palestina e de família abastada .
Em sua vida houve a presença marcante de São Pedro, que o tratava como seu filho (1 Pedro 5, 13) e certamente o auxiliou na escrita do Evangelho, pois Marcos era tratado como intérprete de Pedro e, em suas peregrinações, a literatura era parte constante de seu cotidiano. Escreveu o Evangelho por volta dos anos 60/70, sendo esse o mais antigo dos quatro. Além de Pedro, outro grande companheiro de Marcos foi São Paulo, cuja amizade lhe renderia bons frutos.
Conta-nos a tradição que, depois das missões em Chipre e Roma, foi para a Alexandria onde foi martirizado em 74. Em seus próprios escritos temos a narração de seu martírio, pois no dia 24 de abril foi arrastado por pagãos pelas ruas da Alexandria, com cordas amarradas em seu pescoço. No dia seguinte, foi jogado ao cárcere não suportando às torturas e vindo a morrer.
Em 829 suas relíquias foram levadas de Alexandria para Veneza, cidade da qual é santo padroeiro.
Entre os anos de 976 a 1071, foi construída, em sua memória, a estupenda basílica veneziana. São Marcos é representado com um livro e o emblema de um leão.

Orações: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a seu discípulo Marcos a graça do apostolado cristão e a narração do seu Santo Evangelho. São Marcos, rogai por nós, para que sejamos iluminados pela força do Evangelho. Amém.

 

Volta