Santa Luzia


Nome: Santa Luzia

Protetor: Lapidadores de pedras, Oculistas

Males: Doenças nos olhos

Biografia: O que se sabe sobre Santa Luzia é que foi martirizada em Siracusa, na Itália, durante a perseguição de Diocleciano. O resto de sua biografia é envolto em lendas.

Conta-se que era de família rica e que abdicou de todos os seus bens para alimentar os pobres. Recusou a todas as ofertas de casamento e certa vez, arrancou os dois olhos e os mandou a um pretendente, para desencorajá-lo, mas foram miraculosamente devolvidos.

Acabou morrendo degolada por uma espada em 304. Santa Luzia é invocada sobretudo para doenças dos olhos.

Orações: Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos.
Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.
Santa Luzia, rogai por nós.

 

Volta