São João Batista de La Salle


Nome: São João Batista de La Salle

Protetor: Professores

Biografia: João Batista nasceu em 1651, filho de uma nobre família.
Foi um brilhante aluno na Sorbona de Paris deu inicio inovador a nova escola moderna.
Seu objetivo era dar aos jovens carentes a oportunidade de estudar e ter uma boa formação.
Para concretizar este ideal João Batista renunciou a seu cargo de cônego e dedicou-se a fundação de sua escola acreditando ser esse o caminho e obrigação de todos. Assim sendo, juntamente com doze voluntários e sustentando a gratuidade dos ensinos, nasce a congregação dos “Irmãos das Escolas Cristãs”.
A nova escola tinha como base o ensino profissionalizante. Os jovens recebiam aulas de desenho industrial, de escrita , leitura , ortografia e catecismo.
João de La Salle assegurou o sucesso de seu propósito pois quando morreu em 7 de abril de 1719 a nova congregação já contava com duzentos membros.
Suas virtudes o definem como o precursor dos modernos métodos pedagógicos sendo um dos mais iluminados educadores da Igreja. Foi canonizado em 1900.

Orações: Ó Deus que concedestes inumeráveis Graças ao Vosso filho, São João de La Salle, inspirando-o no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, concedei-me também a mim, por sua intercessão, ser sempre feliz nos meus estudos e aprendizado. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. São João de La Salle rogai por nós.

 

Volta