São Nicolau


Nome: São Nicolau

Padroeiro: Grécia

Protetor: Marinheiros

Biografia: A única certeza que se tem de Nicolau é que, no século IV, era bispo de Mira, na Turquia. Algumas lendas contam seus diversos milagres: salvou três raparigas da prostituição, dando-lhes três sacos de ouro para os seus dotes de casamento; salvou três homens injustamente condenados e três marinheiros do afogamento. Por causa disso, é considerado padroeiro em diversos casos, como por exemplo, dos marinheiros, das raparigas solteiras, dos comerciantes, farmacêuticos, entre outros.

Mas o seu padroado mais popular é o das crianças. É daí que se originou o moderno “Pai Natal”, chamado como Santa Claus nos Países Baixos e, pelos colonos holandeses na América do Norte, por Sinte Klaas. Seu culto acabou se popularizando por todo o mundo numa mistura de sua generosidade com o folclore de um feiticeiro escandinavo, que recompensava as crianças comportadas com presentes.

Orações: Senhor, pelos méritos de São Nicolau, concedei-me a graça da bondade e zelo para com os mais aflitos, necessitados e em especial para com as crianças. Que eu saiba aprofundar em mim os dons que me destes, colocando-os em prática. Livrai-me da omissão e da preguiça. Amém.

São Nicolau, rogai por nossas crianças.

Maria, Mãe de Jesus, rogai por nós.

 

Volta