Santa Cecília


Nome: Santa Cecília

Protetor: Músicos, Poetas

Biografia: Entre as santas mais veneradas da Idade Media, Santa Cecília é exemplo e modelo mais perfeito de mulher cristã, que por amor a Cristo professou a sua virgindade e sofreu o martírio.

No dia de suas núpcias, a santa declarou a seu marido, Valeriano, que ela estava sendo velada por um anjo noite e dia . O seu marido disse que só acreditaria quando visse o anjo e ela o aconselhou a procurar o papa Urbano que estava refugiado. Valeriano e seu irmão foram ter com o papa e em seguida converteram-se. Por esse motivo, os dois sofreram o martírio e foram mortos. Santa Cecília recolheu os corpos do marido e do cunhado e sepultou-os em sua própria casa. Descoberta, foi martirizada e morreu decapitada.

Dentre as santas é a que mais tem basílicas em Roma, nenhuma outra conseguiu tantas igrejas em sua homenagem e memória. Santa Cecília também é a padroeira dos músicos.

Orações: Ó, gloriosa Santa Cecília, apóstolo de caridade, espelho de pureza e modelo de esposa cristã ! Por aquela fé esclarecida, com que afrontastes os enganosos deleites do mundo pagão, alcançai-nos o amoroso conhecimento das verdades cristãs, para que conformemos a nossa vida com a santa lei de Deus e da sua Igreja.

Revesti-nos de inviolável confiança na misericórdia de Deus, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dilatai o nosso coração, para que, abrasados do amor de Deus, não nos desviemos jamais da salvação eterna.

Gloriosa Padroeira nossa, que os vossos exemplos de fé e de virtude sejam para todos nós, m brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade omo nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna. Assim seja.

 

Volta