São Tomé


Nome: São Tomé

Nascido em: Israel, India, Paquistão

Protetor: Arquitetos, Pedreiros

Males: Cegueira, Deficientes visuais

Biografia: São Tomé era israelita e foi um dos apóstolos de Jesus. Tomé é citado pelos quatro evangelistas. Entre algumas citações, podemos destacar o relato sobre a Última Ceia onde ele faz a seguinte pergunta a Jesus: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Diz-lhe Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim.” (Jo 14,5-6).

Outro relato, bastante conhecido, foi o seu encontro com Jesus ressuscitado, quando ele reconhece Sua Divindade. É o que nos relata João no capítulo 21, versículo 2: “Oito dias depois, achavam-se os discípulos de novo dentro da casa e Tomé com eles. Jesus veio, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: “ A paz esteja convosco!”. Disse depois a Tomé: “ Põe teu dedo e vê minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” Respondeu-lhe Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!”.

Podemos observar que nós, muitas vezes, somos como Tomé: frágeis, inseguros, instáveis na fé. Porém, as palavras de Tomé nos chamam atenção para uma realidade importantíssima. Tomé coloca-se totalmente dependente de Jesus, na mesma condição de um escravo e seu senhor. O escravo é para seu dono uma propriedade, nada lhe pertence; nem sua vida, seu trabalho, seu tempo e nem tão pouco seus filhos. Tudo pertence ao Senhor. É dessa maneira que devemos, também nós, nos colocar diante do Senhor Jesus, como propriedades dEle, e permitir que Ele conduza nossas vidas, que Ele realmente seja nosso Caminho, Verdade e Vida.

Orações: Ó Senhor, peço-Vos perdão por todas as vezes em que fui incrédulo e não permiti que Vossa mão poderosa conduzisse minha vida. Perdão, por ter sido arrogante e auto-suficiente. Agora meu Jesus, pelo exemplo de São Tomé, coloco-me aos Vossos pés e clamo com todo o meu amor e devoção: “Meu Senhor e meu Deus! São Tomé, rogai por mim, agora e sempre.

Amém.

Santa Maria, Vaso Insigne de Devoção, rogai por nós.

 

Volta