Santa Genoveva


Nome: Santa Genoveva

Nascido em: Nanterre, França, 422

Protetor: Tapeceiros

Males: Catástrofes, Desastres

Biografia: Nasceu em Nanterre, perto de Paris, por volta do ano 422. O Espírito Santo morava nela e, ainda menina, sentiu-se inclinada a Deus. Entrou para o convento quando tinha apenas 15 anos e, após a morte de seus pais, mudou-se para Paris. Entregou-se de corpo e alma às questões sociais e políticas de seu país.
Nessa época, os habitantes da Gália (atual França) tinham pouca proteção contra as invasões bárbaras, e os Hunos, chefiados por Átila, ameaçavam Paris. Santa Genoveva aconselhou aos habitantes a não saírem de suas casas e rezarem pela libertação. O fato de a cidade ter conseguido escapar da invasão foi atribuído à eficácia de suas orações. Devido a isso e a outras ocorrências do mesmo gênero, foi atribuído à Santa o título de protetora da cidade de Paris e também contra os desastres.
Santa Genoveva morreu em 502 e no lugar de seu túmulo, foi construída uma basílica.

Orações: Ó Deus, nosso Pai, por intercessão de Santa Genoveva, afastai de nós as doenças, a fome, as guerras, as incompreensões e o ódio entre irmãos. Concedei-nos uma autêntica devoção ao solo pátrio e, especialmente, um grande amor por nossos concidadãos. Jamais nos falte, Senhor, a vossa proteção e auxílio nas dificuldades e provações pelas quais passamos. Nós Vos louvamos e Vos damos graças.
Amém.
Santa Genoveva, rogai por nós.

 

Volta