São João de Deus


Nome: São João de Deus

Nascido em: Montemor-o-Novo, Portugal, 149

Males: Doentes

Biografia: João de Deus nasceu em Montemor-o-Novo, Portugal, no dia 08 de março de 1495. Desde criança, sua vida foi marcada por constantes aventuras. Fugiu de casa aos 8 anos, foi camponês, pastor, vaqueiro, até a idade adulta. Depois alistou-se no exército, participou da batalha de Pavia e em defesa de Viena. Viajou por toda a Europa e esteve também na África. Durante suas viagens foi vendedor ambulante, entre outros ofícios. Ao retornar, estabeleceu-se em Granada, onde montou uma livraria.
Foi em Granada que, ao ouvir um sermão de João de Ávila, João de Deus foi profundamente tocado. Vendeu tudo o que tinha e doou aos pobres. Passou a andar pelas ruas confessando seus pecados e proclamando: "Fazei bem, irmãos, a vós mesmos". Por causa disso foi tido como louco e colocado num hospício.
Quando João conseguiu sair do hospício, que era um verdadeiro inferno, fundou um hospital onde os doentes eram tratados com dignidade.
Um grupo de colaboradores uniu-se a ele, dando origem à fraternidade Irmãos dos Enfermos, cujo lema era "fazei-bem-irmãos"
Embora João de Deus não tivesse nenhum estudo de medicina, muitas curas aconteceram através de seu método de tratamento que unia a cura do espírito e do físico.
São João de Deus morreu aos 55 anos, no dia 08 de março de 1550.
João de Deus é considerado o Patrono dos Hospitais.

Orações: Senhor, nosso Pai, quantos males atingem a humanidade, quantos são os desvalidos que sofrem, são tão desprezados e muitos até excluídos.
Perdoa nossa omissão, nossa falta de sensibilidade, nossa ignorância por separarmos a doença de vós.
Sabemos que a falta de amor agrava muitas doenças, por isso pedimos, pelos méritos de São João de Deus, o dom da compaixão, da paciência para com os doentes e acima de tudo, que tenhamos um grande amor por eles.
Amém.
São João de Deus, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria, Consoladora dos Aflitos, rogai por nós.

 

Volta