São Raimundo Nonato


Nome: São Raimundo Nonato

Nascido em: Portel, Espanha, 1200

Protetor: Obstetra

Males: Acusação falsa

Biografia: Espanhol, nascido em Portel, por volta de 1200. Esse nome, “nonato”, significa não nascido, porque foi retirado do ventre de sua mãe já morta. Nascido em família pobre, foi pastor de rebanhos quando menino, depois foi para Barcelona e entrou na Ordem das Mercês, ou mercedários, fundada por São Pedro Nolasco, e passou a dedicar toda a sua vida à libertação dos escravos da Espanha, chegando até a entregar-se como um deles na Argélia em 1226, com o objetivo de animar os prisioneiros para trabalhar pela libertação.

Com essa atitude, São Raimundo a muitos incomodou, desencadeando diversas perseguições. Para impedir que continuasse denunciando as injustiças e pregando o Evangelho da Libertação, seus perseguidores furaram-lhe os lábios e trancaram com um cadeado. Depois de resgatado, foi proclamado cardeal e conselheiro particular pelo papa Gregório IX, e acabou por falecer com a saúde arruinada em 1240. Pela sua difícil vinda ao mundo, é invocado como o protetor das parteiras.

Orações: Ó Deus, que concedestes grandes graças a São Raimundo Nonato, tornando-o fiel propagador dos Santos Evangelhos, concedei-me, a mim também ser sempre firme na defesa da fé e da Verdade trazida por Cristo Jesus. São Raimundo Nonato, rogai por nós.

 

Volta