Santa Francisca Xavier Cabrini

Nome: Santa Francisca Xavier Cabrini

Biografia: Nascida em 1850, essa santa é considerada a grande mãe dos imigrantes italianos no começo do século XX. Quando ficou órfã de pai e mãe, desejou logo ingressar num convento, mas devido à sua frágil saúde, não foi aceita. Foi-lhe confiado então o encargo de atender a um orfanato.

Além disso, em conjunto com suas companheiras, constituiu o primeiro núcleo das irmãs missionárias do Sagrado Coração, sob a proteção do missionário são Francisco Xavier, de quem ela mesma, pronunciando os votos, assumiu o nome.

Seu desejo era seguir o santo jesuíta para a China, mas quando soube a respeito dos sofrimentos que milhares de italianos passavam nos portos de Nova Iorque, privados da mínima assistência material e espiritual, Francisca Cabrini não mais exitou e trabalhou em prol deles. Realizou diversas obras nos Estados Unidos e em outros países, como a construção de hospitais e escolas, num total de trinta fundações em oito nações diferentes.

Morreu em Chicago, em 1917, e seu corpo foi levado para Nova Iorque, na igreja anexa ao Colégio Madre Cabrini, para que continuasse perto dos imigrantes.

Orações: Senhor, eu Vos agradeço por minha vida, assim como ela é. Peço-Vos, dai-me percepção, para valoriza-la e respeitar meus irmãos, principalmente aqueles que estão passando por dificuldades, sejam elas quais forem.

Livrai-me do preconceito, da discriminação e principalmente da omissão. Por intercessão de Santa Francisca Cabrini, Vos rogo a graça da disponibilidade em contribuir para o alívio dos que sofrem, pois sempre e em qualquer circunstância haverá algo que eu possa oferecer, para levar esperança, fé e conforto aos que de mim necessitarem.

Amém.

Santa Francisca Cabrini, rogai por nós.