Nossa Senhora de Guadalupe

Nome: Nossa Senhora de Guadalupe

Padroeiro: América, México

Biografia: Conta-se que por volta do ano 1531, a Virgem apareceu a Juan Diego, um piedoso índio asteca e pediu-lhe que levasse ao bispo, Frei Juan Zumárraga, o pedido da construção de uma capela em Guadalupe. Essa aparição de Nossa Senhora significa que a Virgem está do lado dos humildes e dos marginalizados. O bispo demora em dar a resposta, por necessitar verificar o acontecido.

Quando, após uma segunda aparição de Nossa Senhora, o índio volta ao bispo, o mesmo solicita-lhe um sinal de comprovação. Em uma nova aparição e diante do relatado por Diego, eis que a Virgem o consola: “Escute, meu filho, não há nada que temer. Não fique preocupado nem assustado. Não estou aqui eu a seu lado? Eu sou a Mãe dadivosa. Não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe... Filho querido, estas rosas são o sinal que você vai levar ao bispo. Diga-lhe, em meu nome, que nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá... Quando chegar diante do bispo, desdobre a sua“tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém só na presença do bispo...”.

E quando o índio abriu o manto para mostrar ao bispo as rosas, a imagem da Virgem apareceu lá estampada. Foi assim que toda a América Latina ganhou uma padroeira e protetora chamada Virgem de Guadalupe.

Orações: Perfeita, sempre Virgem Santa Maria,
Mãe do Verdadeiro Deus, por quem se vive.
Tu que na verdade és nossa Mãe Compassiva,
te buscamos e te clamamos.
Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas.
Cura nossas penas, nossas misérias e dores.
Tu que és nossa doce e amorosa Mãe,
acolhe-nos no aconchego do teu manto,
no carinho de teus braços.

Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração.
Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho,
para que Nele e com Ele encontremos
nossa salvação e a salvação do mundo.
Santíssima Virgem Maria de Guadalupe,
Faz-nos mensageiros teus,
mensageiros da Palavra e da vontade de Deus.
Amém.