Santa Isabel da Hungria

Nome: Santa Isabel da Hungria

Biografia: Filha de André II, rei da Hungria, santa Isabel nasceu no ano de 1207 e casou-se com o príncipe Luís da Turíngia com apenas quatro anos e ele com onze. Tiveram três filhos, sendo que o primeiro nasceu quando ela tinha quinze anos.

Com vinte anos ficou viúva, pois o marido morreu em decorrência das cruzadas, que neste período estavam em seu ápice. Sozinha, teve que enfrentar as dificuldades de assumir os problemas da corte. Por ser tão devota à fé cristã e simples ao tratar com as pessoas, passou a ser perseguida por aqueles que a rodeavam.

Santa Isabel privou-se de seus bens para a construção de um hospital. Depois disso, seus filhos a expulsaram da corte e do castelo e ela ingressou na Ordem Terceira de São Francisco, dedicando-se de corpo e alma aos pobres e enfermos no hospital que havia fundado. Morreu em Marburgo no ano de 1271.

Orações: Senhor, tu que prometeste uma recompensa eterna àqueles que se dedicam a aliviar a dor dos homens, teus irmãos, leva muitos fiéis cristãos a consagrar-se ao serviço dos que sofrem as enfermidades do corpo e da alma. Amém.

Santa Isabel, rogai por nós.