São Lourenço

Nome: São Lourenço

Nascido em: Dublin, Irlanda

Protetor: Arquivistas

Biografia: Filho de um príncipe da província de Leinster, São Lourenço viveu no século XII, em Dublin , Irlanda. Ainda em tenra idade, com doze anos, foi entregue aos cuidados de um bispo de Glendenoc.

Sucedendo o seu mestre, com apenas vinte e cinco anos foi aclamado bispo, mas se recusou por não ter a idade canônica suficiente. Tornou-se bispo com trinta anos, em Dublin, e seu maior empenho foi poder zelar por sua espiritualidade e pela do próximo.

Foi responsável também pela reforma da Igreja irlandesa e, em 1179, participou do Concílio de Latrão. Ainda interveio nas relações conflituosas entre Henrique II, rei da Inglaterra, e Derong, rei da Irlanda. Morreu em 1180, na Normandia e foi canonizado pelo papa Honório III, em 1226.

Orações: Ó Deus, libertador de teu povo em todas as opressões, robustece minha fé na força inefável de tua palavra, para que sempre confie minha salvação em teu poder e para que procure minha libertação na verdade que revelaste por meio de teu Filho Jesus. Amém.

São Lourenço, rogai por nós.