Todos os santos

Nome: Todos os santos

Biografia: Ao comemorar a memória de todos os santos, a Igreja hoje diz: “Alegremo-nos no Senhor ao celebrar esta festa em honra a todos os santos, em cuja solenidade se alegram os anjos e louvam com eles o Filho de Deus”.

Essa celebração teve origem no Oriente no século IV. Várias foram as razões para realizar essa festa: resgatar a lembrança daqueles cujos nomes foram omitidos por falta de documentos e que somente são conhecidos por Deus; alcançar, por sua intercessão, as graças de que necessitamos e ter sempre presentes esses modelos de conduta, a fim de imitá-los.

Com sua pureza e elevação moral, os santos realizam no mundo o ideal divino; eles, em seu conjunto, formam a porção mais seleta da família de Deus e do reino de Cristo.

Orações: Ó Senhor Deus, Vós nos revelastes que somente são felizes aqueles que têm a alma de pobre; os humildes; os que buscam a paz e os que trabalham pela justiça. Fazei que imitemos a virtude alcançada por esses irmãos e irmãs hoje celebrados pela Santa Igreja. Amém.

Santos e Santas de Deus, rogai por nós.