Santo Hilarião e Santa Úrsula

Nome: Santo Hilarião e Santa Úrsula

Nascido em: Tebata, Palestina, sec. IV

Biografia: Santo Hilarião nasceu em Tebata, na Palestina, no século IV. Foi enviado por seus pais para a Alexandria para que estudasse filosofia e arte, e lá acabou se convertendo ao cristianismo sob a influência de Áquila.

Quando voltou à cidade natal, doou toda a herança deixada, por seus pais, aos pobres e foi para o deserto de Majuma, onde levou vida austera e de penitência, procurando sempre a harmonia interior. Conta-se que quando santo Hilarião morreu, por volta de 372, havia previsto sua morte e dizia de si para si: “Sai, minha alma. De que tens medo? Há 70 anos serves a Cristo e, agora, tens medo de morrer?”

Quanto a santa Úrsula, segundo conta a lenda, era uma menina muito bonita que despertou a admiração de um príncipe pagão, que a pediu em casamento. Seu pai era um rei cristão da Inglaterra e parecia gostar da idéia. E Úrsula, mesmo tendo apenas 08 anos de idade, já havia se doado a Deus secretamente.

Vendo que de nada adiantaria recusar ao pedido diante de seu pai, naquele momento, a menina recorreu a um truque, para tornar inviável a possibilidade do matrimônio. Pediu três anos para melhor conhecer a vontade de Deus a seu respeito, a conversão do jovem pagão e, por fim, que cada uma de suas dez escravas tivesse mil escravas.

A primeira e terceira condições foram rapidamente atendidas, e, para passar os três anos, Úrsula partiu com suas meninas, na sua maioria pagãs, a fim de convertê-las na Basiléia. No caminho de volta, porém, encontraram os hunos de Átila. Foram todas massacradas, com exceção de Úrsula. O rei dos hunos, Átila, ficou encantado com a jovem Úrsula e, segundo consta, resolveu matá-la pessoalmente.

Orações: Onipotente e Eterno Deus, dai-nos sermos sempre resolutos nas nossas decisões, principalmente na defesa da verdade e da fé. Concedei-nos o dom da fortaleza, a virtude da constância, o carisma da alegria. Por Cristo Senhor nosso, amém.

Santo Hilarião, rogai por nós.

Santa Úrsula e companheiras, rogai por nós.