São Bruno

Nome: São Bruno

Nascido em: Colônia, 1035

Biografia: “O proveito e a alegria que a solidão e o silêncio do ermo trazem a todos os que o amam, só aqueles que tiveram a experiência podem apreciar.”Assim escrevia o próprio são Bruno antes de morrer, no dia 6 de outubro de 1101.

Nasceu na cidade de Colônia, por volta do ano 1035. Estudou em Reims e em Paris, na França. Depois foi ordenado sacerdote em sua terra natal, onde lecionou teologia por longo período. Aos 50 anos deu início à fundação da Ordem Religiosa mais severa e radical da Igreja: a Cartuxa.

O objetivo dos cartuxos era conciliar vida comunitária e silenciosa com vida contemplativa. O caminho para chegar a Deus, segundo eles, era o silêncio total e absoluto. O papa Urbano II (1088- 1099) foi discípulo de São Bruno e o chamou mais tarde para ser seu conselheiro.

Orações: Onipotente e Eterno Deus, que concedestes a graça da fidelidade a São Bruno, fundador da Ordem dos Cartuxos, através do silêncio e da contemplação, concedei-nos também a nós sermos bem firmes na fé pela contemplação de vossas maravilhas.

São Bruno, rogai por nós.