São João de Penna

Nome: São João de Penna

Biografia: Este homem bem aventurado viveu no século XIII. Criatura alegre, calma, desapegada de tudo e amante de Deus, muito jovem ingressou na Ordem Franciscana, no mosteiro de Recanati.

Conta-se que a sua grande provação foi num dia em que, depois de uma vida toda no anonimato, um anjo lhe apareceu e disse: “Frei João, eis que está concluída a tua longa viagem pela qual tanto esperaste. Por isso, agora, anuncio-te da parte de Deus, pede a graça que quiseres. Mas, olha, digo-te ainda: Que preferes? Um dia de purgatório ou sete de sofrimento neste mundo?” (Apud Padre Rohrbacher, op. cit., vol.17, p.335.)

A essa pergunta, Frei João respondeu que preferia sete dias de sofrimento neste mundo, aos quais suportou duramente. Depois Deus veio consolá-lo. Faleceu pouco depois, no convento de Penna, no dia 5 de outubro de 1275.

Orações: Dai-nos, Senhor Altíssimo, sermos sempre fiéis adoradores de vosso Amor, seguindo o exemplo de vosso servo, Frei João de Penna. Concedei-nos, por sua intercessão, a graça que vos pedimos. Por Cristo, Senhor nosso, amém.

São João Penna, rogai por nós.