São Jerônimo

Nome: São Jerônimo

Nascido em: Estrido, Damácia

Protetor: Livrarias, Secretárias, Tradutores

Biografia: Homem das letras, e exímio escritor São Jerônimo, que nasceu na cidade de Estrido, Dalmácia, onde atualmente faz fronteira com a Iugoslávia, estudou em Roma, gramática, retórica, filosofia e demais ciências ligadas ao conhecimento do homem.

Antes de ingressar no corpo eclesiástico, já era escritor profissional. Convertido ao cristianismo decidiu dedicar sua vocação à Igreja e passou então a autodisciplina, reflexão e muito estudo. Depois de ordenado sacerdote, São Jerônimo foi convidado pelo papa, São Dâmaso, a ser o seu secretário e, é neste período, que começou a trabalhar na tradução da Sagrada Escritura.

Quando morreu o papa Dâmaso, foi para o Oriente, fixar sua morada em Belém. Deixou varia obras, mas nenhuma delas o tornou tão célebre, quanto a tradução em latim do Antigo e Novo Testamentos, que com o nome de “Vulgata”, se tornou a Bíblia oficial do cristianismo. Por isso é chamado o “Doutor Máximo das Escrituras”.

Orações: “Tradutor e exegeta da Bíblia, foste um sol que a Escritura ilumina;

nossas vozes, Jerônimo, escuta: nós louvamos-te a vida e a doutrina.

Estudaste a palavra divina nos lugares da própria Escritura e bebendo nas fontes o Cristo, deste a todos do mel a doçura. Aspirando ao silêncio e à pobreza no presépio encontraste um abrigo”.

Pelo grande doutor, instruídos, proclamamos, fiéis, o Deus trino e ressoem por todos os tempos as mensagens do livro divino”.(Hino – Liturgia das Horas)

São Jerônimo, rogai por nós.