Nossa Senhora das Dores - I

Nome: Nossa Senhora das Dores

Padroeiro: Eslováquia

Biografia: Neste dia somos convidados a rever a dolorosa trajetória de Jesus a caminho da crucificacão, também chamada Via-Crucis. Descrita nos Evangelhos, a Via-Crucis narra também a participação comovente de Maria, no percurso de sofrimento de seu filho a caminho da morte até a glória da sua ressurreição.

Na sexta-feira da paixão acontece um encontro muito triste, entre Maria e seu filho Jesus, que é açoitado, torturado e exposto à humilhação pública. Com a coroa de espinhos em sua cabeça, Jesus arrastava a sua pesada cruz até o calvário, para lá ser crucificado. E Maria ,que ao assistir a essa cena se compunge, de dor e sofrimento, perdendo as forças e caindo ao chão. Reanimando-se Maria acompanha o filho e permanece ao pé da cruz até a morte de Jesus.

Orações: Minha Mãe dolorosa, não vos quero deixar sozinho a chorar, não; eu quero acompanhar-vos também com as minhas lágrimas. Esta graça vos peço hoje; alcançai-me uma contínua lembrança e uma devoção terna à paixão de Jesus e à vossa, a fim de que todos os dias que me restam de vida, me sirvam somente para chorar as vossas dores, e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o céu, onde espero depois recrear-me em vós e cantar as misericórdias infinitas de Jesus, por toda a eternidade. Amém.