Exaltação da Santa Cruz

Nome: Exaltação da Santa Cruz

Biografia: A celebração de hoje comemora a Santa Cruz, que foi festeja pela primeira vez em 335, na própria Jerusalém. Esta festa relembra a construção de duas basílicas muito importantes: Martyrium ou Ad Crucem (erguida no Monte do Gólgota) e Anástasis, que significa Basílica da Ressurreição, onde ocorreu a morte e a ressurreição de Cristo.

Essas basílicas foram construídas por Constantino, para a exaltação da Cruz de Cristo. Roubada pelos persas foi recuperada pelo Imperador Heráclio que a levou às costas, desde Tiberíades até Jerusalém 0 patriarca Zacarias recebeu-a de volta no dia 3 de maio de 630.

Depois disso a festa da Santa Cruz passou a ser celebrada também no Ocidente, relembrando o triunfo de Jesus que venceu a morte e ressuscitou com o poder de Deus.

Orações: Ó Deus nosso Pai, que as palavras de São Paulo sirvam de guia e inspirem nossas ações: “Sede diligente, sem preguiça, fervorosos de espírito, servindo ao Senhor, alegrando-vos na esperança, esperando na tribulação, assíduos na oração, tomando parte nas necessidades dos santos, buscam proporcionar a hospitalidade”.

(Romanos 12, 9ss).