São Nicolau de Tolentino

Nome: São Nicolau de Tolentino

Biografia: Prodigiosa e mística, são duas palavras que descrevem a vida de são Nicolau de Tolentino, autor de nada menos que trezentos e um milagres contabilizados pelo seu biógrafo, frei Pedro de Monte Rubiano. São Nicolau é o protetor daqueles que sofrem injustiça ou são oprimidos na vida e na liberdade. Protege também a maternidade, a infância, a boa morte e as almas do purgatório.

Sua vida religiosa foi repleta de orações e mortificações. Asceta e austero consigo mesmo, foi ordenado sacerdote na ordem dos agostinianos em 1269, em Cingoli. Depois de muito peregrinar, decidiu fixar morada em Tolentino, onde desenvolveu o seu apostolado. As orações ocupavam boa parte de seu dia e o tempo que lhe restava era dedicado a visitar cos pobres, para os quais tinha constituído um modesto fundo, de onde tirava o necessário nos casos mais urgentes.

Em tudo que fez na vida e também nos milagres que realizou após a morte, procurou sempre aliviar a miséria humana. Quarenta anos depois de sua morte, seu corpo foi encontrado intacto.

Orações: Ó Deus e Senhor, eu te peço que nas alegrias e tristezas de minha vida cotidiana, bem como na hora das provações, eu saiba recorrer ao Espírito Santo com docilidade e confiança. Amém.

São Nicolau de Tolentino, rogai por nós.