São Tomás de Vilanova

Nome: São Tomás de Vilanova

Nascido em: Fuenllana, 1486

Biografia: Nascido em Fuenllana em 1486, é uma das pessoas mais expressivas do século. Ainda muito novo, foi levado à cidade de Vilanova de los Infantes, na Espanha, onde adquiriu uma formação cultural fortíssima e demonstrou sua bondade e caridade para com os pobres. Em 1516, ingressou na vida religiosa adotando a ordem dos agostinianos, sendo ordenado sacerdote dois anos depois.

Proposto pelo imperador Carlos V, tornou-se Bispo de Valência em 1o de Janeiro de 1545, seguindo os princípios e ensinamento de são Paulo e dos bispos antigos como Agostinho, Gregório Magno e Ambrósio. Adotou também a visita pastoral às comunidades, nas quais procurava amparar principalmente recém-nascidos e crianças. Fundou no palácio episcopal, um orfanato para abrigar meninas e meninos desamparados.

São Tomás realizou um belo milagre: curou um coxo, como são Pedro, e essa cena está retratada em quadro do famoso pintor Murillo. Este milagroso santo morreu em 8 de setembro de 1555. Alexandre VII o incluiu no álbum dos santos em 1o de novembro de 1658 e em sua memória lhe foi concedida a paróquia de Castel Gandolfo, que fica próximo à casa de descanso dos papas.

Orações: Ó Deus , Pai de bondade, Pai misericordioso, rogamos para os que estão em situação de pecado ou se sentem fracassados em sua vida, para que jamais desesperem da misericórdia de Deus. Amém.

São Tomás de Vilanova, rogai por nós.