São João Eudes

Nome: São João Eudes

Biografia: No século XVII houve grande renovação da piedade e da devoção realizada por muitos homens, como Bérulle, Condren, Olier e entre eles se encontrava também João Eudes. Nasceu em Ri, perto de Argentan, na França, em 1601. Durante toda a sua vida foi dedicado à pregação entre o povo e é caracterizado por ter colocado em relevo o amor afetivo na devoção cristã. Ingressou na Congregação do Oratório, fundada por Bérulle, e foi ordenado sacerdote. Dois anos depois, foi prestar assistência aos doentes, numa epidemia de peste na Normandia.

Acabou contraindo o mal, mas conseguiu se recuperar e logo voltou a pregar entre o povo. João Eudes exercia muita influência e era muito seguido. Na França toda foram contados cento e dez missões feitas por ele. Em 1643, fundou a Congregação de Jesus Maria (padres eudianos), cujo objetivo era a preparação espiritual dos candidatos ao sacerdócio e à pregação das missões ao povo. Paralelamente surgiu a congregação feminina, o Refúgio de Nossa Senhora da Caridade, da qual, no século XIX, derivou a Congregação do Bom Pastor.

João Eudes foi considerado o Pai, Doutor e Apóstolo da dulcíssima devoção dos Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria. Morreu em Caen, no dia 19 de agosto de 1680, aos setenta e nove anos, tendo em sua vida exercido grande influência no mundo cristão.

Orações: Dai-nos, Senhor, pela intercessão de São João Eudes, a graça da devoção aos Santos Corações de Jesus e Maria. Concedei-nos, por sua intercessão, o auxilio de que necessitamos. Em Jesus e Maria, amém.