Assunção de Nossa Senhora

Nome: Assunção de Nossa Senhora

Biografia: O termo “dormitio”(passagem da santa Mãe de Deus para a outra vida) é o mais antigo no que se refere ao desfecho da vida terrena de Maria. Mais tarde viria a ser denominado como “Assunção de Nossa Senhora”, após um século da introdução da festa em Roma pelo papa oriental Sérgio I.

Maria é considerada a única criatura que não precisou aguardar o fim dos tempos para obter a ressurreição corpórea, pois o pecado nunca passou perto de sua alma. A sua união com Cristo mostra a vitória sobre os principais inimigos do gênero humano: a morte e o pecado.

Da mesma forma que a Redenção de Cristo tem sua conclusão com a ressurreição do corpo, a vitória de Maria sobre o pecado, se completa com a vitória em “corpo e alma”. A “Assunção” é, pois, a participação do corpo e da alma na glória celeste. É, portanto, a plenitude da Vida cristã no pós-morte.

Orações: Bendito sejais Senhor, Rei do Universo, que concedestes a Maria Santíssima, a graça de ser preservada do pecado original. Pela graça toda especial da Imaculada Concepção de Maria, concedei-nos, Senhor, sermos fiéis devotos de Maria Virgem e, pela sua Santa Intercessão, obtermos as bênçãos que nos são mais necessárias. Por Cristo Senhor, amém.