São Tiago

Nome: São Tiago

Padroeiro: Chile, Espanha, Guatemala, Nicarágua

Biografia: Tiago (o Maior), filho de Zebedeu e de Salomé, era irmão do evangelista São João. Seus pais presenciaram quando os dois irmãos estavam em um barco no lago de Genesaré e receberam o pedido de Jesus para acompanhá-Lo: “eles, abandonaram o barco e seu pai, e O seguiram,” demonstrando vontade decidida e índole forte, e recebendo de Jesus o apelido de “filhos do trovão”.

Como os outros discípulos, Tiago foi perseguido pelas autoridades judaicas e preso. Em seu cárcere, sofreu todo tipo de tortura e flagelo, mesmo assim sentia muito orgulho de estar sendo torturado por amor a Jesus.

Segundo uma tradição, o apóstolo Tiago teria sido o primeiro evangelizador da Espanha e suas relíquias teriam sido encontradas em Compostela, uma das metas mais procuradas pelos peregrinos na Europa.

Orações: Bendito seja São Tiago apóstolo, que pelo conhecimento de Cristo, que é a “Luz dos Povos,” tornou-se grande apóstolo da Verdade, e que por Ele viveu e morreu. Dai-nos, ó Deus, por sua intercessão, a graça que vos pedimos.

São Tiago, rogai por nos.


Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós.