Elias e Eliseu

Nome: Elias e Eliseu

Biografia: Elias e Eliseu tiveram um papel importante na construção da fidelidade do povo ao culto a um Deus único , pois naquela época o povo professava diversas religiões idólatras como por exemplo a dos fenícios.

Quando parecia que o monoteísmo estava desaparecendo, Elias anunciou ao rei três anos de seca sobre todo Israel. Sobrevindo o flagelo, Elias voltou ao rei e mostrou a inutilidade dos ídolos, lançando um desafio sobre o monte Carmelo, onde se encontravam os profetas de Baal, um deus pagão que se cultuava por todo o mundo antigo.

Ao entrar no palácio, Elias acendeu prodigiosamente uma labareda, e a água desceu pondo fim à seca. O povo explodiu em alegria e expulsou os sacerdotes idólatras . Mas apesar disso Elias foi perseguido e teve que fugir para o deserto.

Em seu retiro e devoção, Elias descobriu as maravilhas do Poder Divino que tanto o ajudou, dando-lhe conforto e abrigo. Segundo a tradição, Elias foi levado ao céu numa carruagem de fogo. Sendo assim, não ficou neste mundo para ver a vitória do Deus único, Javé , mas deixou seu legado, que foi levado à frente por seu discípulo Eliseu.

Eliseu nasceu por volta do ano de 850 aC , era um rico proprietário que, depois da sua consagração como o sucessor de Elias, dedicou-se de corpo e alma ao seu trabalho.

Antes do desaparecimento de Elias , Eliseu teria feito o seguinte pedido a seu mestre : “Peço, me seja concedida a porção dobrada do teu espírito” e, deste modo a graça lhe foi concedida. Eliseu teria sido a única testemunha do “arrebatamento” de Elias, acontecida por volta do ano 850 A.C., sobre um carro de fogo. Eliseu morreu no ano 790 a.C, sendo sepultado perto de Samaria .

Orações: Ó Deus onipotente e Glorioso, que pelas vidas e exemplos de Santo Elias e de Santo Eliseu, nos mostrastes o poder da verdadeira fé e da oração, dai-nos também a nós sermos sempre firmes na fé em Cristo Jesus, e que, pela sua Gloriosa Paixão, possamos gozar das alegrias do céu.

Santos Elias e Eliseu, rogai por nós.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.