São Boaventura

Nome: São Boaventura

Nascido em: Bagnoregio, 1218

Biografia: Além de prático, especulativo, Boaventura era dono de um bom senso admirável. Nasceu em 1218, em Bagnorea, atualmente Bagnoregio, dedicou-se à ordem dos franciscanos, por admirar essa família que crescia velozmente junto com a Igreja.

Foi discípulo de Alexandre de Hales, como santo Tomás, na cidade de Paris . Nessa cidade trabalhou como professor de teologia, em seguida foi eleito Ministro Geral dos frades Menores com apenas trinta e seis anos. Logo depois se tornou cardeal; aceitou a consagração episcopal por obrigação, pois já havia recusado tal honraria por devoção a sua humildade.

Boaventura recebeu das mãos do papa o encargo de preparar o segundo Concilio de Lião. Para esse evento, foi convidado também Santo Tomás de Aquino, que não pôde participar devido a seu falecimento alguns meses antes da abertura do concilio, que se deu no dia 7 de maio de 1274.

No dia 15 de julho, morreu também São Boaventura, assistido pessoalmente pelo Papa. A sua doutrina religiosa estava fundamentada na caridade e assim escreveu em seu livro, “O itinerário da mente para Deus”. Neste pequeno trecho de seu livro ele narra a sua devoção e fé:“ ... Não basta a leitura sem unção, não basta especulação sem devoção, não basta a pesquisa sem maravilhar-se; não basta a circunspeção sem o júbilo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça” .

Orações: Senhor, por intercessão de São Boaventura, concedei-me o dom do Espírito Santo, para que assim, por Vós ungido, eu possa viver praticando as virtudes do mesmo Espírito.

Amém.

Maria, Mãe da Divina Graça, rogai por nós.