São João Gualberto

Nome: São João Gualberto

Nascido em: São Miniato

Biografia: Nascido na cidade de São Miniato, um dia encontrou em seu caminho o assassino de seu irmão, que procurava há tempo. Desejoso de vingança, não pensou duas vezes e puxou a espada para matá-lo. Ao levantar a espada, o adversário, desarmado, suplicou-lhe perdão com os braços abertos. João comoveu-se, concedeu-lhe o perdão e foi invadido por grande paz interior.

Decidiu entrar para o mosteiro dos beneditinos, mas devido a um desentendimento com o abade, teve que se refugiar em um monte de nome Vallombrosa, onde construiu o seu próprio mosteiro.

Foi uma experiência pioneira, já que lá se formaram os primeiros monges da ordem beneditina, que se declararam contra os falsos pastores , os abusos e a imoderada procura do dinheiro e honras.

Na Itália difundiu-se a fama e sabedoria de João. Antes de morrer, em 1703, recebeu a visita do papa Leão XI, que era seu amigo. Em sua vida, pregou a humildade, a doçura e a mortificação, sem ostentação e retórica , simplesmente usando o dom da sabedoria.

Orações: Deus, Pai de Misericórdia, São João Gualberto, movido pela Vossa graça, perdoou o assassino de seu irmão; tende piedade de mim, quando achou que perdoar as ofensas signifique fraqueza. Tende piedade de mim e fazei que eu seja Luz e Sal para o mundo.

Amém.

São João Gualberto, rogai por nós. Nossa Senhora, Virgem digna de louvor, rogai por nós.