São Bento - I

Nome: São Bento

Nascido em: Itália, 484

Padroeiro: Europa

Protetor: Trabalhador rural

Biografia: São Bento nasceu em 484, e foi enviado ainda jovem para Roma a fim de estudar retórica e filosofia . Não encontrando a realização que almejava, retirou-se para viver uma vida ascética nas montanhas fora da cidade.

Tornou-se eremita numa gruta perto de Subiaco e durante os 30 anos seguintes, a sua santidade atraiu muitos discípulos, com quem organizou 12 pequenas comunidades monásticas. Mas Bento era muito invejado e sofreu um atentado à vida: diz-se que lhe ofereceram uma bebida envenenada, mas que ele tornou inofensiva ao abençoá-la.

Pelo ano 530, foi a Monte Cassino, onde fundou o célebre mosteiro e escreveu sua famosa Regra monástica. Morreu em 547.

Duzentos anos após sua morte a Regra beneditina havia se espalhado pela Europa inteira, tornando-se a forma de vida monástica durante toda a Idade Média. Orar e trabalhar, contemplar e agir, é a síntese da Regra de São Bento.

O papa Paulo VI declarou-o, em 1964, Padroeiro da Europa , tributando-lhe assim o reconhecimento da civilização européia . Hoje em dia, os beneditinos são conhecidos sobretudo como ordem dedicada ao ensino.

Orações: Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça (fazer o pedido) que vos suplicamos; finalmente, vos pedimos que ao térnimo de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso. Amém.