Bem-aventurada Ana de São Bartolomeu

Nome: Bem-aventurada Ana de São Bartolomeu

Nascido em: Almendral, Espanha, 1549

Biografia: Ana de São Bartolomeu nasceu em Almendral, província de Toledo, na Espanha, no ano de 1549. Era filha de agricultores e tendo ficado órfã aos 10 anos de idade, para sobreviver foi apascentar rebanhos e tornou-se pastora.

Em 1570 entrou no convento das Carmelitas Descalças fundado por Santa Teresa, em Ávila. Possuidora de espiritualidade profunda, passou a assessorar Teresa d’Ávila e durante muitos anos acompanhou-a em longas e extenuantes viagens.

É considerada herdeira dos ideais de Teresa, a qual morreu em seus braços, em 1582.

Após a morte da fundadora, Ana de São Bartolomeu iniciou uma intensa atividade na difusão dos ideais das carmelitas: tornou-se priora em Paris, fundou o mosteiro de Tours e em seguida a assumiu o cargo de priora em Anvers, na Bélgica. Foi ali que exerceu profunda influência espiritual na ordem carmelita, influência essa que exerceu até sua morte no ano de 1626. Está sepultada no convento de Anvers.

Orações: Deus Pai de Amor, celebramos hoje a memória da Bem Aventurada Ana de São Bartolomeu. Por intercessão de Nossa Senhora do Carmo protegei-nos de todos os perigos e dai-nos a graça de termos uma boa morte. Dai-nos um coração despojado e, sobretudo, a alegria do Reino prometido aos pobres de coração. Amém.

Bem Aventurada Ana de São Bartolomeu, rogai por nós.

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.