Santo Agostinho de Cantuária

Nome: Santo Agostinho de Cantuária

Biografia: Santo Agostinho de Cantuária viveu no século VI, era prior do mosteiro beneditino de santo André.

Em 597, recebeu do papa Gregório Magno a missão de evangelizar a Inglaterra. Partiu para lá juntamente com 40 monges e, ao fazerem uma parada na ilha de Lerins, ficaram tão assustados com a fama dos saxões que resolveram voltar para Roma e pedir ao papa que mudasse de idéia.

O papa Gregório Magno, para incentivá-lo, nomeou-o abade e mais tarde bispo.

Ao contrário do que imaginavam, foram recebidos pessoalmente pelo rei e a rainha, na ilha de Thenet. Passaram a residir na cidade de Cantuária onde foi construída a abadia de São Pedro e São Paulo, que mais tarde levaria o nome de Santo Agostinho.

O desempenho dos missionários foi tão grande que o próprio rei pediu o batismo, incentivando a muitos a fazerem o mesmo.

Santo Agostinho foi nomeado arcebispo primaz da Inglaterra, ficando desta maneira consolidado o cristianismo na Inglaterra.

Ao morrer, Santo Agostinho de Cantuária foi sepultado em Canterbury na Igreja que leva seu nome.

Orações: Meu Senhor, pela intercessão de Santo Agostinho de Cantuária, eu vos peço a graça da perseverança na fé, da constância na oração, para que, assim como sua tão nobre alma, possa também eu desempenhar a missão para a qual fui chamado. Dai-me, Senhor, os dons que me são necessários para que eu vença as dificuldades em que me encontro. Iluminai-me, Senhor! Amém.