São Gregório VII

Nome: São Gregório VII

Nascido em: Toscana, Itália, 1028

Biografia: Hildebrando de Soana nasceu em 1028, na Toscana. Tinha por vocação a vida monástica, porém em 22 de abril de 1073, foi eleito papa assumindo o nome de Gregório VII.

Com firmeza realizou muitas reformas na Igreja, encontrando resistência também por parte do clero. Entre seus planos de reforma constava a exclusão do poder civil na nomeação de bispos, abades e, até mesmo, na eleição do papa. Devido ao sistema feudal, os eclesiásticos eram obrigados a prestar juramento ao rei ou aos nobres, ocasionando muitas vezes situações constrangedoras e incoerentes relacionados à Doutrina.

Era também seu objetivo moralizar a vocação sacerdotal, de modo que os padres fossem verdadeiros pastores e divulgadores de Cristo. Para isso, impôs uma séria disciplina para o celibato.

Foi muito criticado por lutar pela integridade da Igreja; foi abandonado por todos, inclusive pelos cardeais, e acabou morrendo no exílio, pronunciando as palavras: “Amei a justiça e odiei a iniqüidade, por isso morro no exílio”.

Foi sepultado na catedral de Salerno e canonizado em 1606.

Orações: Meu Senhor, pelos méritos do Santo papa Gregório VII, eu Vos peço maior fidelidade à Vossa Doutrina e aos Vossos ensinamentos. Peço-Vos perdão pelas vezes em que não colaborei na construção de uma Igreja mais unida e fraterna. Rogo a Virgem Maria, Mãe da Igreja, que interceda por mim junto a Vós, para que meu testemunho seja verdadeiramente cristão. Assim seja. São Gregório VII, rogai por nós.