São Vicente de Lerins

Nome: São Vicente de Lerins

Biografia: Depois que Constantino, o Imperador, cessou a perseguição aos católicos, a Igreja teve espaço e campo livre para atuar na sociedade. Os cristãos sentiam-se em constante desapego do mundo e cada um, a sua maneira, vivia a contemplar, adorar, se voltar a Deus em formas diferentes, havendo ainda aqueles que se refugiavam no deserto ou em ilhas . Entre esses refúgios monásticos, um na ilha de Lerins, localizado no Mediterrâneo, perto de Cannes, fundado por Honorato , futuro bispo de Arsel , nos chama a atenção, pois é de lá que saiu S. Vicente de Lerins.

De sua vida temos poucos dados, mas a sua santidade está impressa em um livro da tradição da Igreja que se chama Commonitorium, que trata das regras de comportamento para melhor compreender o evangelho. Nele há uma passagem que foi redigida por S. Vicente a qual enaltece os conceitos sobre o progresso. Ele vive nos tempos da Igreja que luta contra a Heresia pelagiana.

Nascido na França setentrional, estabeleceu morada em Lerins e lá morreu na mais divina paz por volta de 450.

Orações: Senhor, peço-Vos perdão, pois sou apegado às coisas materiais deixando de lado a espiritualidade e deposito minha confiança nas pessoas, ao invés de confiar em Vós. Ilumina-me, Senhor, para que eu saiba caminhar por este mundo acumulando os tesouros celestes. Por intercessão de São Vicente de Lerins, peço-vos ainda: aumentai a minha devoção por Vós. Amém. Nossa Senhora do Silêncio, rogai por nós.