São Celestino V

Nome: São Celestino V

Protetor: Encadernadores

Biografia: A sua terra natal era a Isérnia, onde nasceu em 1215, filho de pobres camponeses, sendo o décimo primeiro entre seus doze irmãos. Seu nome de batismo era Pedro de Morrone.

Iniciou sua vida religiosa no mosteiro de Santa Maria de Faifoli. Fundou a primeira comunidade eremita, que recebeu a aprovação e bênção do papa Urbano IV.

Em 1274, esteve no concílio de Lião, com o objetivo de defender a Ordem dos Irmãos do Espírito Santo, mais conhecidos como Celestinos, obtendo nessa ocasião a aprovação do Papa Gregório X.

Foi eleito Papa, porém deixou o cargo pouco depois. A eleição deste papa foi bastante discutida por membros da Igreja que não simpatizavam com a sua figura humilde de ermitão.

Eleito em 5 de julho de 1284, renunciou em 13 de dezembro do mesmo ano, por descobrir que agentes da Igreja e príncipes estavam fazendo perigosas manobras sobre a sua pessoa.

Viveu no Castelo de Fumone, em completo isolamento, vindo a morrer a 19 de maio de 1296. Foi proclamado santo, por Clemente VI, a 05 de maio de 1313.

Foi uma figura de real importância para a Igreja Católica estando ao lado de São Francisco de Assis e São Domingos.

Orações: Dai-me, Senhor, pela intercessão do Papa São Celestino V, ser sempre humilde e dócil às decisões da Igreja e de sua Santa Doutrina. Guia-me com Vossas mãos poderosas e defendei-me de todos os perigos. Por Cristo Jesus, amém. São Celestino V, rogai por nós.