São João Nepomuceno

Nome: São João Nepomuceno

Padroeiro: Tchecoslováquia

Males: Calúnia, Difamação

Biografia: Nasceu em Pomuk, na região da Boêmia, em 1330, de família pobre e de pais idosos.
A literatura que trata da vida de João é vastíssima. Em Praga é venerado pela população que o escolheu para santo. Ainda muito jovem foi mandado para a escola onde aprendeu os primeiros responsos da missa e então seus pais o mandaram estudar a língua latina em Staaze, uma cidade de grande porte.
Em Praga inaugurava-se a nova universidade implantada por Carlos IV, imperador da Alemanha e rei da Boêmia, que atraiu diversos professores da Europa para, assim, fundar a universidade. João foi enviado para lá e se tornou doutor em teologia e direito canônico.
Mas o seu grande desejo era o de tornar-se sacerdote e, para isso, dedicou todos os seus estudos. Em suas pregações adquiriu a atenção da Imperatriz Joana, filha de Alberto da Baviera, que assim o escolhera para diretor espiritual. Venceslau, curioso pelas confissões da rainha, exigiu de João que quebrasse o segredo e lhe contasse as palavras da rainha.
Opondo-se à imposição do rei e defendendo os direitos da Igreja que estavam ameaçados por uma possível constituição proposta por Venceslau, ele teria sido afogado nas águas do Moldávia. O que o rei não esperava era a publicidade do crime pelo milagre que iluminou o seu corpo morto. Em 1729 foi canonizado.

Orações: Concedei-me, Ó Senhor do céu e da terra, ser sempre bem firme na luta pelos direitos da fé e da Igreja, e pela intercessão de São João Nepomuceno, dai-me, Senhor, a graça que vos peço. Por Cristo Jesus, amém. São João Nepomuceno, rogai por nós.