Santa Joana

Nome: Santa Joana

Nascido em: Portugal

Biografia: Santa Joana nasceu a 6 de fevereiro de 1452, filha primogênita de Dom Afonso e, portanto, herdeira do trono de Portugal. Mas a princesa demonstrou desde cedo um grande amor a Deus e profundo interesse pela vida religiosa.
Meditava as vidas e os tormentos dos santos e submetia-se a duras penitências usando cilício e túnicas ásperas por baixo das vestes finas. Passava noites orando, submetia-se a jejuns e ao silêncio a fim de melhor meditar a palavra de Deus.Dedicada aos pobres, conta-se que na semana santa pedia que lhe trouxessem doze mulheres pobres para celebrar o ritual de lava pés, após o qual dava-lhes dinheiro e roupas novas.
Por sua singular beleza e formosura, foi pretendida por muitos príncipes. Mas Joana recusou todos eles, decidida a abraçar a vida religiosa.Ingressou no convento de Aveiro, onde viveu dedicando-se à oração, ao jejum, às penitências, aos modestos trabalhos da comunidade, tudo isso pela conversão dos pecadores. Santa Joana morreu a 12 de maio de 1490 de uma doença cujas dores suportou com paciência e abnegação. Sua festa é celebrada em Portugal no dia 12 de maio.

Orações: Ó Deus, que concedestes grandes graças a vossa serva, Santa Joana, dai-me também a mim ser desprendido das coisas deste mundo e viver com maior ardor a caridade evangélica. Concedei-me, pela intercessão de Santa Joana, a graça que tanto necessito. Por Cristo Senhor Nosso,amém. Santa Joana, rogai por nós.