Santo Ubaldo

Nome: Santo Ubaldo

Biografia: Nascido em 1805, Ubaldo era filho de uma nobre família de origem alemã. Órfão de pai e mãe ainda criança, a sua criação ficou a cargo de seu tio, que lhe deu uma educação baseada em sólidos princípios religiosos. Aos quinze anos pôs em pratica o seu desejo de viver como eremita longe da cidade. Mas aconselhado por seu tio, deixou a vida solitária e foi fazer vida comum com os cônegos de S.Segundo. Em 1104, o Bispo o quis junto de si para confiar-lhe a reforma eclesiástica.
Ubaldo ordenou-se e foi recebido na comunidade Fonte Avelana, mas um incêndio devastou a cidade em 1126 junto com a catedral e a casa paroquial. Em 1129, o papa Honório II sagrou-o Bispo de Gübio. Seu episcopado durou trinta e um anos e Ubaldo foi um pastor muito querido pelo povo, pois possuía personalidade pacífica: recorria sempre às armas da persuasão,da caridade e da doçura e conseguia sempre dobrar os mais obstinados adversários.
Faleceu em 16 de maio de 1160 e a devoção do povo logo o proclamou o seu padroeiro, antecipando-se ao reconhecimento oficial da Igreja. Foi incluído no álbum dos santos apenas 30 anos depois, em 5 de março de 1192.

Orações: Dai-me, Senhor, pela intercessão de Santo Ubaldo, a graça da serenidade em todas as situações de minha vida e por seu intermédio a graça de que tanto necessito. Santo Ubaldo, rogai por nós.