São Pacômio

Nome: São Pacômio

Nascido em: Egito

Biografia: S. Pacômio nasceu em 287 no Alto Egito, filho de pais pagãos. Tendo ingressado no exército, aos 20 anos foi feito prisioneiro em Tebas. Protegidos pela escuridão, alguns cristãos levaram-lhe um prato de comida. Comovido, Pacômio quis saber quem lhes ordenara fazer aquilo. "O Deus dos céus", foi a resposta.
Resolveu então orar ao Deus dos cristãos pedindo-lhe que o libertasse em troca da sua devoção. Obtida a liberdade, cumpriu a promessa e ingressou numa comunidade religiosa cristã, onde recebeu o batismo.
Inovou a vida monástica introduzindo o cenobitismo ou vida comum baseada na disciplina e na autoridade, substituindo assim a anarquia dos anacoretas. Em suas peregrinações pelo deserto, escutou uma voz misteriosa que o convidava a fixar a sua morada naquele lugar. Retirou-se então a uma vida de oração, mas não tardaram a ali chegar numerosos discípulos.
Por ocasião de sua morte, já havia nove mosteiros masculinos e um feminino que usavam seu modo de vida e oração.

Orações: Concedei-me, Ó Deus, a Graça de uma vida de oração e devoção, como a de vosso servo São Pacômio, e por sua intercessão, dai-me a graça que vos peço. São Pacômio, rogai por nós.