São Vítor

Nome: São Vítor

Biografia: Santo Ambrósio tinha uma personalidade brincalhona, fraternal e, sobretudo, talentosa e esta última foi a responsável por uma descoberta especial que foi precisamente a de São Vítor, sobre quem ele falou grandemente em seu livro Explanação do Evangelho de Lucas e no hino Os piedosos Vítor, Nabor e Félix. Esses três últimos eram soldados provenientes da Mauritânia que estavam hospedados em Milão. Diante de uma escolha penosa para sua vida, escolher entre o Imperador e Deus, Vítor não hesitou em escolher Deus.
Foi em defesa dessa resolução que teria sido preso e iniciado então a sua vida de martírios. S.Ambrósio nos conta que Vítor foi forçado a passar seis dias sem comer e sem beber para debilitar-se, de modo a não ter forças que alimentassem a sua resistência; teve ainda as feridas de seu corpo cobertas de chumbo. Desse modo, os flagelos que atormentaram a sua vida nos mostram a grandeza de sua alma, pois São Vítor ainda defendendo a sua posição religiosa conseguiu reunir forças e fugir. Mas não foi longa a sua peregrinação, pois foi logo descoberto. Decapitado, o seu corpo ficou exposto em um bosque por duas semanas .
Santo Ambrósio deu-lhe um lugar eterno para repousar. São Vítor é um dos santos mais queridos pelo povo de Milão, sendo o patrono dos prisioneiros e exilados.

Orações: Meu Senhor, eu hoje Vos entrego minha falta de coragem, meus medos, minhas inseguranças e tudo o que tem me impedido de prosperar. Pela intercessão de São Vítor, vos peço a graça de que tanto necessito. São Vítor, rogai por nós.