Santos Filipe e Tiago

Nome: Santos Filipe e Tiago

Biografia: Filipe foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Era natural de Betsaida e anteriormente foi discípulo de João Batista que como outros decidiu seguir Jesus. Conta-nos as Sagradas Escrituras que Filipe ao encontrar Natanael lhe diz: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José” ( Jo 1, 45b).
São Tiago, dito “o menor”, também um dos doze apóstolos, era filho de Alfeu e Maria de Clopas, e primo de Jesus. É identificado nos Evangelhos como “irmão do Senhor”, termo esse usado para designar parentesco, (Mc 6,3 e Mt 13,55). Teve muita influência na comunidade de Jerusalém. Foi testemunha da ressurreição de Jesus; (I Cor 15,7) autor da “Carta de Tiago” ; foi com ele que Paulo, depois de convertido, foi encontrar-se em Jerusalém ((Gl 1,18) e teve um papel importante no Concílio de Jerusalém (At 15,13-29), entre outras participações. Morreu mártir por volta do ano 62.

Orações: Ó Senhor, por intercessão e méritos dos apóstolos Filipe e Tiago, eu Vos peço a Graça do desassombro no anúncio e testemunho do Santo Evangelho. Abençoai-me e concedei-me os dons que me são necessários para que eu possa cumprir com minha missão evangelizadora na minha família, no trabalho e na sociedade.Amém. São Filipe e São Tiago, rogai por nós. Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.