São Marcelino

Nome: São Marcelino

Biografia: São Marcelino era um alto funcionário do Império Romano no século quinto, muito amigo de Santo Agostinho. Vivia em Cartago, onde acumulava dois cargos: tabelião e tribuno. Bom pai de família e homem de notável honradez, Marcelino era conhecido pela sua bondade, sendo estimado por todos.
Foi acusado por hereges donatistas, (do bispo Donato, que considerava inválido os Sacramentos ministrado por religiosos em pecado) de ser cúmplice de um usurpador, Heracliano. Tal acusação levou o conde Marino a condena-lo à morte em 13 de setembro de 411. Um ano após sua morte, o próprio imperador percebeu o erro de sua condenação. A Igreja passou a honrá-lo como mártir, pois reconheceu sua luta contra a heresia donatista e as calúnias formuladas por esses.

Orações: Senhor, por intercessão de São Marcelino, concedei-me as graças de que necessito para o meu crescimento espiritual, a fim de que eu possa propagar Vossas maravilhas entre aqueles que me confiastes. Maria, Espelho da Justiça, rogai por nós.