São Francisco de Paula

Nome: São Francisco de Paula

Nascido em: Calábria, Itália, 1416

Biografia: Francisco era filho de lavradores, nasceu na Calábria em 1416, num povoado chamado Paula. Aos 13 anos, ingressou no convento dos franciscanos.
Em 1435, deixou o convento, seguido por alguns discípulos, para fundar a ordem dos Mínimos ou ordem dos Eremitas de São Francisco. Aos três votos habitualmente firmados pelos franciscanos - pobreza, castidade e obediência - São Francisco acrescentou mais um, o do jejum quaresmal. O mosteiro da ordem foi construído em 1454, em Cosenza, do qual foi nomeado superior.São Francisco era conhecido pelos milagres que o acompanhavam. Certa vez, por não ter como atravessar o estreito de Messina, devido à recusa dos barqueiros, estendeu seu manto sobre as águas alcançando, dessa maneira, até o porto. Em outra ocasião, o rei da França, Luís XI, pediu ao papa que lhe fosse enviado o frei calabrês para curá-lo de uma grave doença. São Francisco de Paula esteve com o rei e o convenceu a reconciliar-se com Deus e, dessa maneira, tivesse uma morte tranqüila. Antes de morrer, o rei Luís XI pediu ao frei que fosse o diretor espiritual de seu filho Carlos VIII, próximo sucessor do trono da França.
Devido a sua fama, São Francisco de Paula atraiu muitos jovens à vocação religiosa.
São Francisco de Paula faleceu no dia 02 de abril de 1519, numa sexta-feira santa, aos 91 anos de idade.
Foi canonizado pelo papa Leão X doze anos após sua morte e é o padroeiro dos marinheiros.

Orações: Pai de bondade, pelo exemplo de fé e total confiança em vós, vos rogamos, derramai sobre nós o precioso dom com que premiastes São Francisco de Paula, para que possamos, com firmeza, enfrentar os desafios de cada dia. Amém.
São Francisco de Paula, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.