Santa Gisela

Nome: Santa Gisela

Biografia: Gisela nasceu aproximadamente em 985, foi a quarta filha do duque bávaro Henrique e de Gisela da Borgonha.
Embora tivesse vocação religiosa, Gisela casou-se com Estêvão, rei da Hungria. Foi a primeira rainha cristã da Hungria. Influenciado pela esposa, Estêvão converteu-se ao cristianismo e dedicou-se a difundir a fé cristã em seu reinado, auxiliado pela rainha Gisela. Foram construídas luxuosas igrejas e a catedral de Vezprim.
Gisela teve cinco filhos. Os dois primeiros morreram, duas filhas casaram-se e Américo que deveria ser o herdeiro do trono real, faleceu. No dia 15 de agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora, em 1038, quando a Hungria foi consagrada a Maria, falece o rei Estêvão. O rei e seu filho Américo foram canonizados.
Tendo ficado viúva, começam as perseguições contra a rainha Gisela, que acaba sendo presa e maltratada pelos pagãos húngaros.
Foi libertada por seu irmão Henrique II, quatro anos mais tarde, quando ingressa no Mosteiro de Niedernburg, tornando-se beneditina. Por sua experiência, qualidades e virtudes, foi eleita abadessa-princesa. Governou a abadia até sua morte em 1065.

Orações: Senhor, nosso Deus, neste dia nós vos agradecemos pelo dom de nossas vidas. Dai-nos discernimento para reconhecermos a missão que destes a cada um de nós. Pedimos a intercessão de Santa Gisela, que embora tivesse a vocação religiosa, tornou-se rainha e, por seu exemplo de fé, muitos se converteram Muitas vezes tomamos rumos diferentes daqueles que gostaríamos, e por isso, Senhor, iluminai-nos para que nunca nos distanciemos dos caminhos que para nós reservastes. Amém.
Santa Gisela, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria, Serva fiel de Deus, rogai por nós.