São José - I

Nome: São José

Padroeiro: Bélgica, Canadá, China, Peru

Protetor: Administradores, Igreja, Marceneiros, Mestre de obras, Vietnã

Biografia: São José, esposo de Maria e guardião da Sagrada Família, foi o íltimo patriarca bíblico que recebeu o dom dos sonhos.
Assim como Maria, era descendente de Davi e pela fé participou do mistério da salvação.
Os evangelhos falam muito pouco a respeito de São José, não há registro de nenhuma frase dita por ele, não revelam seu passado nem sua morte, porém suas atitudes deixem claro a nobreza de sua alma, o quanto era temente a Deus e merecedor do título de "homem justo".
Em Jesus vemos os reflexos da força de seu caráter e o quanto contribuiu na educação na educação e formação moral de seu divino filho.
São José é o padroeiro da Igreja universal, protetor e advogado dos lares e o modelo dos operários.

Orações: A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, cheios de confiança, solicitamos o vosso patrocínio. Pelo laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre nós, que somos a herança que Jesus Cristo conquistou com seu sangue, e nos socorreis nas nossas necessidades, com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da divina família, o povo eleito de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos, do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim como outrora salvastes a vida ameaçada do Menino Jesus, defendei agora a santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda a adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.