São Casimiro & São Lúcio

Nome: São Casimiro & São Lúcio

Nascido em: Cracóvia, 1458

Padroeiro: Polônia e Lituânia

Biografia: São Casimiro nasceu em Cracóvia, em 1458, e pertencia à dinastia dos Jagellone, de origem lituana. Seus pais a rainha Isabel de Asburgo e Casimiro IV, rei da Polônia, tiveram treze filhos, dos quais doze foram reis.

Casimiro foi um servidor diligente de seu Estado mas não se deixou levar pela ambição do poder. Era um jovem muito admirado por seus dotes físicos, porém tinha o ideal ascético da pureza. Era devoto de Nossa Senhora e a ela consagrou-se. Estava sempre atento em divulgar as virtudes de Maria e a festejar solenemente as festas marianas.

Casimiro morreu aos 25 anos, de tuberculose, no dia 04 de março de 1484, e todo o povo polonês já o venerava como santo. Em 1521 foi canonizado e declarado padroeiro da Polônia e da Lituânia pelo Papa Leão X.

Orações: Senhor, nós vos agradecemos por tudo o que somos e possuímos.
Pela intercessão de São Casimiro vos pedimos a graça de sermos bons administradores dos bens que nos concedestes e unidos a Maria estejamos sempre atentos aos bens eternos.
Livrai-nos da ganância pelo poder, da arrogância, da auto-suficiência. Dai-nos a graça de reconhecer que tudo vem de Vós. Que unidos a Vós saibamos colocar nossos talentos pessoais e nossas riquezas a Vosso serviço, a fim de que sejamos
colaboradores de um mundo melhor.
São Casimiro, piedoso administrador dos bens materiais, intercedei por nós.
São José, servo fiel de Deus, rogai por nós.
Maria, Rainha dos Santos, rogai por nós.
Amém.