Apresentação do Senhor

Nome: Apresentação do Senhor

Biografia: Hoje celebramos o dia em que José e Maria apresentaram a Deus o menino Jesus. A festa de hoje recebeu vários nomes, como por exemplo, Purificação de Nossa Senhora, Nossa Senhora das Candeias ou, ainda, Nossa Senhora da Candelária.
A sapiência do velho Simeão já profetizava a figura do menino, que iria dedicar-se inteiramente aos homens, mostrando o mistério de sua paixão, morte e ressurreição, provando que sem esses elementos não haveria a redenção.
Essa festa é uma das mais antigas da tradição católica. A procissão com velas acesas até o altar representa o que a solenidade comemora: Cristo está no meio dos seus, vestido de luz.
É uma luz verdadeira que ilumina todo homem que vem a este mundo. Como dizia são Paulo aosEfésios: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor”.

Orações: Mãe Santíssima, coloco em vossas mãos, com filial confiança, todas as minhas necessidades, para que, juntamente com São José, sejam apresentadas ao Pai. Rogo-Vos, em especial, pela graça que agora Vos peço (...).
Por Jesus, nosso Senhor, Amém.